top of page
Prancheta 5fundo.png

Eixos temáticos

O IX ECEM encontra-se organizado em três eixos:

- Formação de Professores que Ensinam Matemática;

- Práticas Escolares e Não Escolares em Educação Matemática;

- Pesquisa em Educação Matemática. 

Eixo I - Formação de Professores que Ensinam Matemática

A formação de professores que ensinam matemática, seja a inicial ou a continuada, no âmbito da Educação Matemática tem sido caracterizada como a base dos processos de constituição da identidade docente. Localizado na fronteira entre saberes e fazeres necessários ao desenvolvimento e profissionalização do futuro professor e do professor em exercício nos sistemas responsáveis pela educação no Brasil, o presente eixo acolherá trabalhos concluídos ou em andamento sob os mais diversos matizes teóricos e metodológicos. Os trabalhos submetidos a esse Eixo devem relacionar-se à formação inicial de professores (contemplando cursos de Licenciatura em Matemática, Pedagogia, Educação do Campo, Educação Indígena, Educação Quilombola, Educação Especial e áreas afins), bem como processos formativos em formação continuada. 

 

Eixo II – Práticas Escolares e Não Escolares em Educação Matemática

Dimensões das práticas escolares, com referência direta com a sala de aula (Educação Básica ou Superior), bem como das práticas não escolares, nos diversos espaços educativos. Destacam-se os conhecimentos produzidos a partir de contextos de ensino da Matemática, contribuindo com o desenvolvimento do campo de estudos da Educação Matemática. O presente eixo acolherá trabalhos concluídos ou em andamento que apresentam pesquisas e vivências do cotidiano das instituições educacionais, nos diversos níveis e modalidades de ensino, e de espaços não formais em Educação Matemática. 

 

Eixo III – Pesquisa em Educação Matemática

A Educação Matemática enquanto campo profissional e de produção de saberes vem se ampliando de forma significativa nas últimas décadas, principalmente nas suas interfaces com outros campos do conhecimento: Linguística, Filosofia, Sociologia, Estudos Culturais, Psicologia, Didática, Currículo, História, dentre outros. Analisar e socializar pesquisas no campo da Educação Matemática requer contemplar esse mosaico teórico e metodológico. O presente eixo acolherá trabalhos concluídos ou em andamento  das múltiplas perspectivas de pesquisas no campo da Educação Matemática e suas interfaces, de abordagens qualitativas e/ou quantitativas.

Prancheta 6ft.png
bottom of page